Publicado em
06/09/2024 18h08
Brasília (DF), 6/9/2024 – Nesta sexta-feira (6), o Ministério da Defesa homenageou os atletas militares que participaram do Jogos Olímpicos de Paris. Os militares, que pertencem ao Programa Atletas de Alto Rendimento (Paar), do Ministério da Defesa, representaram 55% das medalhas conquistadas e 35% da delegação brasileira na competição.
Na ocasião, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, destacou o esforço dos esportistas. “Me dirijo ao Departamento de Desporto Militar, à Marinha, ao Exército, à Aeronáutica e, em modo particular e especial, a cada um de vocês atletas militares, para, em nome do Ministério da Defesa e do governo brasileiro, registrar o reconhecimento por todo esforço e dedicação que os levou a Paris e os fez conquistar aplausos e emoções em todo o território nacional, onde os brasileiros vibraram e comemoraram cada vitória nesta jornada de desafios”, discursou.
Ao representar os atletas do Paar, o Sargento da Aeronáutica Caio Bonfim, medalhista de prata na marcha atlética, discursou na cerimônia, ressaltando o apoio do Paar na trajetória de um esportista. ”Em nome de todos os atletas militares, agradeço ao Ministério da Defesa e às Forças Armadas, por acreditarem em nossos esforços, que contribuem para o desenvolvimento do desporto nacional e motivam a prática desportiva”, disse.
Para simbolizar a dedicação dos atletas militares, foi entregue a moeda comemorativa dos 25 anos do Ministério da Defesa. “Nos sentimos extremamente honrados pela presença de vocês, por servirem às Forças Armadas e em poder compartilhar este momento único para o desporto militar. Sejam felizes e que a conquista seja o símbolo e o exemplo para as próximas gerações de atletas do nosso país”, destacou o diretor do Departamento de Desporto Militar (DDM), General de Divisão Paulo Afonso.
Estiveram presentes na cerimônia o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Secretário-Geral da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa; e o secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais da Defesa, Idervânio da Silva Costa, entre outras autoridades.
Paris 2024 – Das 20 medalhas conquistadas pelo Brasil em Paris, 11 tiveram a participação de militares do Paar. Esta é a quarta edição dos Jogos Olímpicos que o Programa participa, dando apoio aos atletas militares classificados. Em Paris, dos 274 atletas da delegação brasileira, 98 eram das Forças Armadas, maior representação do Paar desde a primeira participação, em Londres 2012. Das 11 medalhas obtidas pelos esportistas militares nos Jogos Olímpicos 2024, duas foram de ouro, outras duas de prata e sete bronze, o que totaliza 55% das conquistas do Brasil na competição. Os atletas militares representaram o Brasil e as Forças Armadas em 21 modalidades.
Paar – O Programa Atletas de Alto Rendimento foi criado pelo Ministério da Defesa, em 2008, e é executado pelas Forças Armadas. Atualmente, a iniciativa conta com 533 atletas, em 35 modalidades. A iniciativa tem como principais objetivos: contribuir para o desenvolvimento do desporto nacional de rendimento; e representar o Ministério da Defesa e as Forças Armadas em competições nacionais e internacionais. Nesse sentido, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica buscam proporcionar as melhores condições de treinamento, tempo e espaço para dedicação total aos treinos.
A incorporação de atletas é realizada por alistamento, de forma voluntária. Para a seleção, são considerados os resultados em competições nacionais e internacionais. Assim, as medalhas já conquistadas durante o histórico profissional transformam-se em pontuação no processo seletivo para preenchimento das vagas. Após incorporados, os atletas militares possuem todos os benefícios da carreira militar, além de usufruir das instalações esportivas militares adequadas ao treinamento, nos centros da Marinha (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes – Cefan), do Exército (Centro de Capacitação Física do Exército – CCFEx – e Complexo Esportivo de Deodoro) e da Aeronáutica (Universidade da Força Aérea – Unifa), sendo apoiados por uma equipe multidisciplinar, para prover o suporte técnico e científico.
O Paar mantém alinhamento esportivo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e com os clubes, as federações e confederações a que os atletas pertencem. Também apoia as equipes militares brasileiras nos eventos esportivos conduzidos pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (Cism).
Por Julia Campos
Fotos: Érico Alves, Isaac Gomes e Moisés Machado
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312 – 4071