Solenidade marca o ingresso de 333 novos policiais penais no sistema prisional do Estado

Solenidade marca o ingresso de 333 novos policiais penais no sistema prisional do Estado

Mais 333 novos policiais penais irão compor o quadro operacional nas unidades prisionais do Espírito Santo. Nesta terça-feira (1º), foi realizada a cerimônia de exercício coletivo no Palácio Anchieta, em Vitória. O evento marca o início do trabalho dos agentes de segurança do sistema prisional após a conclusão do curso de formação. Foi a segunda turma oriunda do concurso público realizado em 2023. A terceira turma de convocados já iniciou a formação no mês de fevereiro.

“A Polícia Penal do Espírito Santo é uma instituição jovem, mas que carrega uma responsabilidade enorme. É muito bom ver uma carreira nascer e se consolidar. O trabalho de vocês, policiais penais, dá estabilidade ao sistema penitenciário. Essa área exige muita identidade no exercício da profissão, além de envolvimento e comprometimento. Ficamos muito felizes com a formatura dessa turma. Os resultados obtidos nos últimos anos pelo Estado na redução da criminalidade é boa parte por conta da dedicação dos profissionais da área da segurança pública”, comentou o governador Renato Casagrande.

O mandatário prosseguiu: “Vocês estarão na ponta lidando com pessoas que estão sendo retiradas do convívio da sociedade por conta de um delito. Nós queremos que essas pessoas se ressocializem e possam retornar a esse convívio. Para estar na função de policial penal não basta apenas querer, mas é preciso ter uma vocação para seguir nessa carreira. Tenho certeza que o Estado do Espírito Santo e a sociedade capixaba ganham muito com a entrada de vocês no sistema de segurança pública estadual.”

O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, parabenizou os novos policiais penais e destacou a importância do trabalho realizado nas unidades para a segurança pública do Estado.

“Parabéns, Turma Bravo e seja bem-vinda à Polícia Penal do Espírito Santo. A partir de agora, já capacitados para atuação nos presídios, vocês irão atuar de forma fundamental para a segurança pública do nosso Estado. A Polícia Penal desempenha um papel crucial na fiscalização e no controle das atividades dentro das unidades. Mas além da condução do tratamento penal, também tem um papel importante na promoção da ressocialização. Que o dia de hoje marque o início de uma carreira brilhante no sistema prisional e que essa atuação seja aliada da segurança pública e da reintegração social da pessoa presa”, disse Rafael Pacheco.

O diretor-geral da Polícia Penal, José Franco de Morais Junior, destacou os investimentos do Governo na ampliação do efetivo policial nos presídios e no fortalecimento dessa estrutura. “O governador Renato Casagrande tem investido em equipamentos de qualidade e em tecnologia, mas, para além disso, tem investido fortemente em recursos humanos, que é o ativo principal e mais caro que nós temos. Isso confere brio à nossa polícia, unindo a austeridade fiscal e a eficiência no aprimoramento das estruturas da Polícia Penal. Nosso agradecimento também ao secretário da Justiça que tem fomentado o crescimento da Polícia Penal”, enfatizou.

O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, também participou da solenidade. “Os investimentos do nosso governo em segurança pública são constantes. Semana passada autorizamos a convocação de mais 750 militares para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. As Polícias Civil e Científica têm investimentos e a Polícia Penal já nasceu robusta, com um efetivo qualificado e dedicado. Com essa responsabilidade, vamos seguir evoluindo. Governo estruturado, com gestão e capaz de realizar investimentos em áreas estratégicas”, pontuou.

Esta foi a segunda turma do concurso público realizado em 2023, que ofertou 600 vagas para o cargo de policial penal, mais cadastro de reserva. Em dezembro do ano passado, 291 novos policiais ingressaram nas unidades prisionais do Estado após conclusão do curso de formação, que tem uma carga horária total de 612 horas, distribuídas ao longo de 72 dias de treinamento intensivo.

A terceira turma de convocados do último concurso iniciou o curso de formação no mês de fevereiro. São mais 365 alunos em treinamento na Academia de Polícia Penal (Acadeppen), em Viana, o que irá totalizar o ingresso de quase mil novos policiais para a Polícia Penal do Espírito Santo.

Para este ano, está previsto um novo concurso público, com previsão de abertura de mais 600 vagas para o cargo de policial penal. Para publicação do certame, os procedimentos administrativos estão em andamento para a seleção da banca organizadora e definição dos critérios de seleção.


Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)
Alyne Reis
(27) 99272-6718
imprensa@pp.es.gov.br

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Elon Musk, Lightning Rod, que chama um oponente de ‘traidor’, torna

Elon Musk e Trump, made Fox News

O senador Mark Kelly, um veterano da Marinha decorado, bem como um ex -astronauta, acabou de terminar uma visita à Ucrânia. Enquanto o país invadido pela Rússia está sobrevivendo através da ajuda americana e aliada, o democrata do Arizona diz: "Eu vi como o corte agora arrisca tudo o que tantos ucranianos expuseram suas vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *