Operação Atlas: Ministro José Múcio acompanha ações das Forças Armadas no Centro de Operações Conjuntas

Operação Atlas: Ministro José Múcio acompanha ações das Forças Armadas no Centro de Operações Conjuntas


Publicado em

08/10/2025 18h01


Atualizado em
08/10/2025 18h17


Brasília (DF), 8/10/2025 – 
Após visitar Belém (PA) e Boa Vista (RR) para acompanhar de perto a última fase da Operação Atlas, o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, esteve nesta quarta-feira (8) no Centro de Operações Conjuntas (COC), localizado no edifício-sede do , em Brasília. O centro atua diretamente na coordenação da operação, considerada o maior exercício militar conjunto das Forças Armadas em 2025.

20251008- Choc 2.jpg
.

Durante a visita, autoridades do Ministério explicaram a José Mucio como o COC tem funcionado durante a operação. O objetivo é garantir o recebimento ágil de informações estratégicas, permitindo decisões políticas e estratégicas em tempo real, inclusive em cenários simulados de combate.

O Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (Emcfa), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, reforçou que a operação está gerando uma base de dados robusta para o aprimoramento da capacidade de defesa nacional. “A Atlas é um elemento de dissuasão muito forte. Está demonstrando que temos capacidade de deslocamento e resposta rápida, se necessário”, ressaltou

O Chefe de Operações Conjuntas (Choc) do Emcfa, Tenente-Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, destacou que o sistema de comando e controle é essencial em operações militares modernas. Segundo ele, o tem papel central em garantir a interoperabilidade entre os equipamentos das três Forças.

20251008- Choc 3.jpg
.

Já o Subchefe de Comando e Controle, Brigadeiro José Roberto de Queiroz Oliveira, detalhou que as forças em campo enviam relatórios operacionais ao COC via satélite. “O centro recebe todas as informações pertinentes da operação em curso, permitindo integração e segurança na transmissão de dados”, explicou.

20251008- Choc.jpg
.

Por fim, o Vice-Chefe de Operações Conjuntas (VChoc), General de Divisão Alcio Alves Almeida e Costa, explicou que um dos principais objetivos da Operação Atlas é justamente aprimorar esse sistema. “A concepção do exercício é colocar, num tabuleiro, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira operando com objetivos comuns, tudo coordenado por um sistema de comando e controle”, afirmou.

Ações em andamento da Operação Atlas

A terceira fase da Operação Atlas, dedicada aos exercícios de terreno, teve início em 2 de outubro e se estende até o dia 11, abrangendo os estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima. Essa etapa mobiliza cerca de 10 mil militares das três Forças, que colocam em prática operações táticas em campo, com atividades integradas em ambientes terrestre, fluvial, marítimo e aéreo.

Entre as ações mais recentes, destaca-se o assalto aeroterrestre realizado em Roraima, na segunda-feira (6), pela Força Aérea Brasileira (FAB) em conjunto com o Exército Brasileiro. Trata-se do salto de tropas paraquedistas a partir da aeronave C-105 Amazonas, com a missão de infiltrar militares em território simulado, marchar para o combate e conquistar o objetivo.

20251008- Choc 4.jpg
.

Na terça-feira (7), a Marinha do Brasil realizou exercícios de apoio logístico no Rio Amazonas, com o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico e o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Saboia. As manobras incluíram aproximação entre embarcações em formatura, sem passagem de cabos, e reabastecimento vertical entre navios por meio de helicópteros UH-12 Esquilo equipados com ganchos de carga.

20251008- Choc 5.jpg
.

Ainda na terça-feira, o Exército Brasileiro conduziu uma manobra em Boa Vista (RR), explorando a integração entre infantaria aeromóvel e força de helicópteros. A ação proporcionou ensinamentos relevantes para as tropas envolvidas, reforçando a capacidade de mobilização rápida e atuação coordenada em cenários complexos.

Clique e saiba mais sobre a Operação Atlas.  

Leia também: 

Operação Atlas reforça presença das Forças Armadas no extremo norte do Brasil

Em visita a Belém, Ministro José Mucio destaca Operação Atlas como uma das maiores operações para defesa e controle do País

Navio-Aeródromo “Atlântico” chega a Belém com militares e equipamentos para a Operação Atlas e a COP 30

Operação Atlas: Armas Combinadas destaca poder de fogo em demonstração operacional ao Ministro José Mucio

Por Rafael Paixão
Fotos: Érico Alves

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)

(61) 2023-5321

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Governo do Estado divulga resultado do 1º ciclo do edital para melhoramento genético do rebanho leiteiro

Governo do Estado divulga resultado do 1º ciclo do edital para melhoramento genético do rebanho leiteiro

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) divulgou o resultado final do 1º ciclo de avaliação do Edital nº 001/2025, que seleciona pecuaristas aptos a receber serviços e materiais voltados à obtenção de prenhezes sexadas de fêmeas bovinas leiteiras. A ação integra as políticas públicas do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *