O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) José Leão Nunes, em Cariacica, realizou no início de novembro a Feira de Negócios 2025, uma iniciativa que envolveu estudantes dos 2º e 3º anos dos cursos técnicos de Logística e Recursos Humanos.
Orientados pelos professores Carlos Henrique Knaak, Frank Wesley de Sousa Conceição e Kelly Cesária, os alunos foram desafiados a assumir o protagonismo na criação de empresas voltadas para um futuro em que tecnologia, diversidade e inclusão estejam no centro das soluções.
Com o tema “Inovação que Conecta: Tecnologia, Diversidade e Inclusão”, o projeto propôs uma imersão nas transformações do mundo digital, incentivando a idealização de serviços alinhados às demandas de uma sociedade cada vez mais conectada, plural e comprometida com a equidade étnico-racial. A feira buscou produzir uma vivência de aprendizagem ativa, cidadã e interdisciplinar, na qual os estudantes aplicaram conhecimentos técnicos na criação de propostas inovadoras, viáveis e socialmente responsáveis.
As atividades consideraram princípios da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), estimulando o respeito às identidades afro-brasileiras, indígenas e imigrantes, e contribuindo para a formação de futuros profissionais conscientes do papel da diversidade na construção de ambientes de trabalho mais justos e representativos.
As empresas desenvolvidas foram apresentadas em dois momentos: uma banca no formato Shark Tank, com participação de convidados, e a Feira de Negócios com estandes interativos, integrando a comunidade escolar e externa, e fortalecendo os vínculos entre educação, inovação, diversidade e mercado. A iniciativa teve como propósito central o desenvolvimento de competências empreendedoras, tecnológicas e socioemocionais, incentivando o protagonismo dos jovens e a articulação entre teoria e prática nas áreas da Logística e de Recursos Humanos.
A Feira de Negócios 2025 demonstrou de forma expressiva o quanto a experiência contribuiu para o desenvolvimento integral dos estudantes. Ao longo do processo, os alunos ampliaram competências essenciais, como liderança, comunicação, organização, pensamento crítico e empatia, aplicando tecnologias e metodologias alinhadas às demandas do mundo contemporâneo.
Vivenciando todas as etapas de um projeto empreendedor, desde a construção da ideia até a apresentação final, desenvolveram não apenas habilidades técnicas, mas também uma consciência mais apurada sobre as desigualdades sociais e raciais. Essa reflexão ampliada fortaleceu o compromisso dos jovens com a inclusão, a equidade e a construção de soluções responsáveis e socialmente relevantes.
Segundo o professor Carlos Henrique Knaak, o objetivo era ir além de uma apresentação tradicional, utilizando a metodologia Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para promover protagonismo estudantil e integrar teoria, prática e habilidades socioemocionais. Já o professor Frank Wesley destacou que a feira reforça a importância da educação profissional e tecnológica para o desenvolvimento de competências alinhadas ao mercado. Para a professora Kelly Cesária, o projeto representou a união entre inovação, diversidade e inclusão como pilares de uma formação transformadora.
Os estudantes também avaliaram positivamente a experiência. Para Clarisse Barcellos, do 3º ano de logística, o evento contribuiu diretamente para sua formação profissional e para o desenvolvimento do trabalho em equipe. Já Emilly do Rosário, do 3º ano de Recursos Humanos, considerou a participação essencial para aplicar conhecimentos de planejamento estratégico, comunicação e comportamento profissional.
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