Escola Teófilo Paulino promove ações culturais e pedagógicas que aproximam estudantes da leitura e do Ensino Médio

Escola Teófilo Paulino promove ações culturais e pedagógicas que aproximam estudantes da leitura e do Ensino Médio

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Teófilo Paulino, localizada em Domingos Martins, realizou duas ações voltadas à promoção da cultura, da arte e ao fortalecimento das trajetórias escolares dos estudantes da região. A primeira delas foi o Festival Literário e Cultural – POLIFLIC, organizado em comemoração ao Dia da Língua Portuguesa e inspirado nas obras do programa Aventuras Literárias do 3º trimestre. A segunda iniciativa envolveu visitas de integração, nas quais alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais conheceram a rotina e as oportunidades oferecidas pela Escola Estadual.

O Festival Literário e Cultural reuniu diversas atrações que movimentaram a comunidade escolar, com exposições de trabalhos interdisciplinares, apresentações artísticas e atividades culturais. Entre os destaques, esteve o projeto integrando Arte e Matemática, no qual os estudantes produziram releituras de obras consagradas utilizando elementos matemáticos. “Cada estudante recebeu um fragmento de uma obra e eles pintaram com um elemento da matemática. O resultado foi a produção de obras lindíssimas que estão expostas nos mais diversos espaços da escola”, explicou o professor de Matemática Gilberto de Paiva.

A programação contou ainda com exposição de máscaras africanas, sarau sobre as Vozes Negras, mostra sobre o Espírito Santo, peças teatrais e oficinas.

A Coordenadora Pedagógica Bernadete Gama Gomes Poeys reforçou o caráter formativo do evento: “Importante ressaltar que este evento valorizará o fazer pedagógico, fortalecendo e enfatizando todos os aspectos da aprendizagem”.

Paralelamente ao festival, a escola também recebeu estudantes do 9º ano das Escolas Municipais Mariano Ferreira de Nazareth e Eugênio Pinto Santanna, em visitas que têm como objetivo apresentar a rotina do ensino médio e incentivar a continuidade dos estudos. Durante a programação, os visitantes foram recepcionados pelos Jovens Acolhedores, participaram de dinâmicas e puderam conhecer de perto o funcionamento do tempo integral e das eletivas.

Segundo a coordenadora pedagógica Bernadete Gama Gomes Poeys, essa ação é estratégica para fortalecer o acesso ao ensino médio da rede estadual: “Nosso objetivo é que os estudantes do 9º ano das Escolas Municipais deem continuidade aos estudos fazendo o Ensino Médio em nossa escola. Nosso compromisso é pela educação e que todos os meninos e meninas tenham a oportunidade de dar continuidade nos seus estudos até chegar na graduação, não desistindo de estudar.”

Os Jovens Acolhedores também destacaram a importância da experiência:
“Fiquei muito feliz quando acolhi os estudantes do Mariano. Eu conheço alguns dos estudantes de lá e eles gostaram da nossa escola”, relatou um dos estudantes do turno integral.

“Esta foi a primeira vez que realizei acolhimento. Foi muito legal falar da nossa escola para eles. Eles ficaram encantados com o tamanho dela e com a possibilidade de poder estudar de manhã ou de tarde”, completou o acolhedor do turno parcial.

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Estudantes da Escola Sobreiro ampliam conhecimentos em visita ao Museu de História, Ciência e Projeto Tamar

Estudantes da Escola Sobreiro ampliam conhecimentos em visita ao Museu de História, Ciência e Projeto Tamar

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Sobreiro, localizada no distrito de Sobreiro, em Laranja da Terra, realizou no dia 04 de novembro o projeto “Caminhos do Saber: História, Ciência e Vida”, uma experiência pedagógica que levou os estudantes a uma imersão em conhecimentos históricos, científicos e ambientais por meio de visitas ao Museu de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *