Ministro da Defesa participa da abertura da Laad 2025 e destaca papel estratégico da BID

Ministro da Defesa participa da abertura da Laad 2025 e destaca papel estratégico da BID


Publicado em

01/04/2025 15h01


Atualizado em
01/04/2025 16h18


Rio de Janeiro (RJ), 1º/4/2025 –
 Com uma indústria que movimenta 3,58% do PIB nacional e gera 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos, o Brasil reforça sua posição como potência no setor de defesa durante a 15ª Laad Defence & Security 2025, aberta oficialmente nesta terça-feira (1º/4) no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). O evento reúne cerca de 400 expositores e delegações de 40 países até o dia 4 de abril, proporcionando um ambiente estratégico para negociações, novas parcerias e fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID).  

20250401_143643326_iOS.jpg
.

Durante a cerimônia de abertura, além do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, estiveram presentes o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, dentre outras autoridades. 

O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou o crescimento significativo nas exportações de produtos de defesa nos últimos anos, além de enfatizar a importância de uma indústria mais sustentável e competitiva. Ele mencionou iniciativas como a reforma tributária e o crédito mais acessível para impulsionar o setor industrial brasileiro.

Em seu discurso, José Múcio destacou o impacto da BID na economia e na inovação tecnológica do país. “A indústria nacional apresenta sua capacidade, competência e qualidade, impulsionando nossa economia e fomentando a evolução científica e tecnológica”, afirmou. Ele também ressaltou o recorde de US$ 1,78 bilhão em exportações de produtos de defesa em 2024, distribuídos para 140 países, consolidando o Brasil como um dos grandes exportadores do setor.  

O ministro enfatizou, por fim, a importância da feira para a indústria nacional. “Esta edição será um marco para novos negócios e oportunidades. A inovação na defesa permite um novo campo de atuação, reduz custos, amplia possibilidades e desenvolve mentes, processos e doutrinas”, disse.

Na véspera do evento, segunda-feira (31/3), o ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, se reuniram com representantes da Angola, Cabo Verde, Estados Unidos, Finlândia, Moçambique e Reino Unido. Os encontros objetivaram  estreitar os laços de cooperação e tratar do tema segurança e defesa.

Expositores O participa da exposição com um estande próprio. Também participam da Laad a Marinha, Exército e Aeronáutica, além da Escola Superior de Guerra (ESG) e da Escola Superior de Defesa (ESD), braços acadêmicos da pasta.

20250401_ foto 2 laad.jpeg
.

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão também vinculado à Defesa, apresenta soluções tecnológicas voltadas ao monitoramento e proteção da Amazônia Legal. A instituição destaca seus radares, o sensoriamento remoto e as plataformas tecnológicas que permitem o monitoramento da amazônia e do espaço marítimo brasileiro.

Leia também:

LAAD 2025: Defesa participa de feira sobre inovação, tecnologia e soberania

Por Jussara Santos
Fotos: Luís Carbo e Hisaac Gomes 

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
(MD)
(61) 3312-4071

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Os aliados, apoiadores e doadores de Donald Trump, liderados por Elon Musk, Push to End Tariff War

Os aliados, apoiadores e doadores de Donald Trump, liderados por Elon Musk, Push to End Tariff War

O mais impressionante da guerra tarifária do presidente Trump é que ele está sendo pressionado por alguns de seus conselheiros e apoiadores mais próximos a acabar com a cruzada que elevou a economia mundial. Não são apenas os conservadores da mídia como Ben Shapiro, Rich Lowry, Ben Domenech e a página editorial do Wall Street

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *