Polícia Civil celebra Dia do Psicólogo

Polícia Civil celebra Dia do Psicólogo

Um atendimento acolhedor, uma escuta qualificada, um olhar empático, profissional e ético. Essa é a rotina daqueles que atuam diariamente para promover a saúde mental e o cuidado com as pessoas. Nesta quarta-feira (27), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) presta homenagem a todos os psicólogos da Instituição.

O Dia do Psicólogo é celebrado anualmente em 27 de agosto, data que marca a regulamentação da profissão no Brasil, em 1962, pela Lei nº 4.119. Desde 2016, a data foi oficialmente instituída por meio da Lei nº 13.407, reconhecendo a atuação dos profissionais que contribuem para a promoção da saúde mental e para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Na Polícia Civil, os psicólogos assumem papéis fundamentais tanto no atendimento ao público externo quanto no cuidado com a saúde mental dos servidores.

Esses profissionais atuam em unidades, como o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam), na Seção de Projetos Educacionais, Prevenção e Estudo da Violência (SPEV-DIV-DEAM), na Divisão de Promoção Social (DPS), na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e na Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle) – além de atuarem no Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES).

A psicóloga Thaís Alves Vieira, que atua na Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), explica que o atendimento vai além da escuta inicial, sendo um processo técnico e humanizado que envolve diferentes dimensões.

“O atendimento na Deacle é realizado com uma escuta qualificada e humanizada para pessoas em situação de violência, sejam vítimas, autores de atos infracionais ou seus acompanhantes. Além de acolher, o trabalho técnico busca subsidiar as decisões da autoridade policial, considerando a dimensão subjetiva das pessoas envolvidas. Durante todo o processo, o cuidado ético e técnico é essencial para garantir que os Direitos Humanos sejam respeitados”, destacou Thaís Alves Vieira.

Ela ressalta ainda a importância da atuação em rede: “O atendimento vai além do primeiro contato, envolvendo também um trabalho em parceria com o Serviço Social e a rede de proteção. Essa colaboração é fundamental para oferecer suporte integral e ajudar as pessoas a superar os impactos da violência e da violação de seus direitos.”

Para além do atendimento direto nas unidades policiais, os psicólogos da PCES também desenvolvem projetos voltados à saúde mental dos policiais e familiares, como o “Saúde do Trabalhador”, o “Programa de Reflexão para a Aposentadoria” e o “DPS Itinerante”.

Neste 27 de agosto, a Polícia Civil do Espírito Santo enaltece a todos os psicólogos, profissionais que, com ética e dedicação, atuam no fortalecimento do cuidado humano, dentro e fora da instituição.


Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
      

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Polícia Civil apreende 170 gramas de maconha e prende suspeito de tráfico em Venda Nova do Imigrante

Polícia Civil apreende 170 gramas de maconha e prende suspeito de tráfico em Venda Nova do Imigrante

Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) da 11ª Delegacia Regional de Venda Nova do Imigrante prenderam em flagrante um homem de 25 anos, durante diligências realizadas no Centro do município, na tarde da última quinta-feira (02). A ação resultou na apreensão de aproximadamente 170 gramas de maconha, 12 gramas de crack, porções de