Iniciativa da Escola Hosana Salles promoveu raciocínio lógico, disciplina e ressocialização de estudantes no CDPCI.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hosana Salles desenvolveu no Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim (CDPCI) o projeto “Xadrez: Estratégias para a Vida”. A iniciativa utilizou o jogo como recurso pedagógico e social, proporcionando aos participantes experiências de aprendizado, interação e desenvolvimento pessoal.
O projeto incluiu atividades interdisciplinares envolvendo leitura, interpretação de textos, matemática, raciocínio lógico, arte e trabalho em equipe. Os alunos aprenderam desde os movimentos básicos das peças até conceitos de ataque e defesa, além de participarem de partidas guiadas e debates a partir do filme “Jogada de Rei”, refletindo sobre superação, concentração e estratégia.
Segundo a professora Michelle Aparecida Gonçalves Baiense, responsável pelo projeto, o diferencial da ação está na utilização do xadrez como ferramenta de transformação: “A atividade vai além do jogo, pois promove o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Por meio do xadrez, eles aprendem valores como paciência e disciplina, que os tornam mais preparados para enfrentar os desafios escolares e pessoais.”
Os resultados pedagógicos foram expressivos, com avanços em aspectos como concentração, disciplina, autonomia e respeito ao trabalho em equipe. A prática também auxiliou na assimilação de conteúdos escolares, melhorando o desempenho acadêmico e fortalecendo habilidades socioemocionais.
Um estudante da 3ª etapa do Ensino Fundamental destacou a importância da experiência: “Eu já jogava xadrez antes, mas com o projeto aprendi a usar o jogo para pensar melhor, ser mais paciente e focado. Também me ajudou na escola e no relacionamento com os colegas. O xadrez me ensinou como enfrentar desafios dentro e fora do tabuleiro.”
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