Projeto ‘Estratégias para a Vida’ utiliza xadrez como ferramenta educativa em unidade prisional de Cachoeiro de Itapemirim

Projeto ‘Estratégias para a Vida’ utiliza xadrez como ferramenta educativa em unidade prisional de Cachoeiro de Itapemirim

Iniciativa da Escola Hosana Salles promoveu raciocínio lógico, disciplina e ressocialização de estudantes no CDPCI.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hosana Salles desenvolveu no Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim (CDPCI) o projeto “Xadrez: Estratégias para a Vida”. A iniciativa utilizou o jogo como recurso pedagógico e social, proporcionando aos participantes experiências de aprendizado, interação e desenvolvimento pessoal.

O projeto incluiu atividades interdisciplinares envolvendo leitura, interpretação de textos, matemática, raciocínio lógico, arte e trabalho em equipe. Os alunos aprenderam desde os movimentos básicos das peças até conceitos de ataque e defesa, além de participarem de partidas guiadas e debates a partir do filme “Jogada de Rei”, refletindo sobre superação, concentração e estratégia.

Segundo a professora Michelle Aparecida Gonçalves Baiense, responsável pelo projeto, o diferencial da ação está na utilização do xadrez como ferramenta de transformação: “A atividade vai além do jogo, pois promove o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Por meio do xadrez, eles aprendem valores como paciência e disciplina, que os tornam mais preparados para enfrentar os desafios escolares e pessoais.”

Os resultados pedagógicos foram expressivos, com avanços em aspectos como concentração, disciplina, autonomia e respeito ao trabalho em equipe. A prática também auxiliou na assimilação de conteúdos escolares, melhorando o desempenho acadêmico e fortalecendo habilidades socioemocionais.

Um estudante da 3ª etapa do Ensino Fundamental destacou a importância da experiência: “Eu já jogava xadrez antes, mas com o projeto aprendi a usar o jogo para pensar melhor, ser mais paciente e focado. Também me ajudou na escola e no relacionamento com os colegas. O xadrez me ensinou como enfrentar desafios dentro e fora do tabuleiro.”

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Sedu inicia chamamento dos estudantes da lista de suplência da Chamada Escolar 2026

Sedu inicia chamamento dos estudantes da lista de suplência da Chamada Escolar 2026

Teve início, nesta quarta-feira (21), o período de chamamento dos estudantes que integram a lista de suplência da Chamada Escolar 2026. A Secretaria da Educação (Sedu) informa que essa etapa ocorre após o encerramento da confirmação das matrículas e contempla exclusivamente as escolas da Rede Pública Estadual que apresentam vagas disponíveis em determinadas séries, anos