Vistos E-1 e E-2: Oportunidade Única para Brasileiros com Cidadania Portuguesa nos EUA

Vistos E-1 e E-2: Oportunidade Única para Brasileiros com Cidadania Portuguesa nos EUA

                   Brasileiros com Cidadania Portuguesa Ganham Nova Oportunidade de Morar e Trabalhar nos Estados Unidos, com os Vistos E-1 e E-2. Apesar do E-2 não ser um visto que resulta na obtenção de um Green Card, ele permite que o aplicante more e trabalhe legalmente nos EUA por tempo indeterminado, esclarece Murtaz Navsariwala, advogado de imigração para os EUA.

Os brasileiros com cidadania portuguesa agora têm uma nova oportunidade de morar e trabalhar nos Estados Unidos por meio dos vistos E-1 e E-2. Embora o visto E-2 não resulte na obtenção de um Green Card, ele permite que o aplicante resida e trabalhe legalmente nos EUA por tempo indeterminado, conforme esclarece Murtaz Navsariwala, advogado especializado em imigração para os EUA.

Para facilitar a entrada de investidores que desejam expandir seus negócios ou realizar investimentos nos Estados Unidos, a Embaixada dos EUA em Lisboa começou a processar pedidos de vistos E-1 e E-2 exclusivamente para cidadãos portugueses e brasileiros com cidadania portuguesa. De acordo com o portal da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, ambos os vistos são conhecidos como vistos de Tratado de Comércio e Investidor. Embora compartilhem muitas características, o visto E-1 e o E-2 possuem diferenças fundamentais e devem ser escolhidos conforme a necessidade do investidor. O visto E-1 é ideal para aqueles que desejam realizar comércio substancial entre os EUA e seu país de origem, enquanto o visto E-2 é destinado a pessoas que querem investir em um negócio nos EUA.

Tratado Entre Portugal e EUA

Desde 2023, quando a Lei AMIGOS (Advancing Mutual Interests and Growing Our Success Act) foi aprovada pelo Congresso norte-americano em dezembro de 2022, Portugal passou a fazer parte do Tratado de Comércio e Navegação dos Estados Unidos. Isso abriu uma nova alternativa para empreendedores portugueses e brasileiros com cidadania portuguesa que desejam migrar para a maior economia do mundo. Em abril de 2024, o programa foi oficialmente lançado para iniciar o processamento de vistos E-1 e E-2 para cidadãos portugueses.

Funcionamento do Visto E-2

É importante notar que o visto E-2 deve ser solicitado por cidadãos de um país que tenha firmado um tratado com os EUA. O requerente deve ter investido, ou estar em processo ativo de investimento, um montante que corresponda ao seu modelo de negócios nos EUA. Esse visto também se aplica a funcionários de um investidor em tratado. “Ao contrário do EB-5, não há um investimento mínimo. No entanto, o investimento do E-2 deve ser substancial em relação ao custo total de compra de uma empresa estabelecida ou ao custo para estabelecer uma nova empresa,” salienta Murtaz Navsariwala.

O investimento relacionado ao E-2 deve ser suficiente para garantir o compromisso financeiro do investidor e assegurar o sucesso da empresa. Além disso, o capital deve estar sujeito ao risco de perda parcial ou total se o investimento falhar, e o investidor deve demonstrar que os fundos não foram obtidos por meio de atividade ilícita. “Em suma, para o visto E-2, o investidor estrangeiro deve demonstrar que possui o valor de capital necessário. E a origem desse capital,” resume Murtaz Navsariwala.

Funcionamento do Visto E-1

Enquanto o visto E-2 é voltado para investidores, o visto E-1 é direcionado a comerciantes. Isto é, que realizam comércio internacional substancial, com pelo menos 51% dessas transações sendo realizadas entre os EUA e o país do tratado.

Murtaz Navsariwala alerta: “O visto E, seja E-1 ou E-2, é um visto de não-imigrante e não resulta na obtenção de um Green Card. Algumas pessoas que se qualificam para um visto E-2 também podem se qualificar para um EB-2 NIW. Esse, é um visto de imigrante e concede o Green Card.”

Brasileiros Elegíveis aos Vistos E-1 e E-2

Atualmente, mais de 419 mil títulos de cidadania portuguesa foram concedidos a brasileiros, de acordo com dados do Ministério da Justiça de Portugal. Desses, 89 mil estão interessados em obter o passaporte europeu, e muitos já têm planos de se mudar para outros países, como os Estados Unidos. Até o fim de 2024, espera-se que o total de brasileiros com cidadania portuguesa ultrapasse os 500 mil.

Sobre Murtaz

Por fim, o Dr. Murtaz Navsariwala é um advogado especializado em imigração para os EUA. Ademais, formado em Economia e História pela Northwestern University e doutor em Direito pela Indiana University Bloomington (Maurer School of Law), Dr. Murtaz possui sede em Illinois (EUA). Ele é membro da Ordem dos Advogados, da ARDC, da American Immigration Lawyers Association e da American Bar Association. Para mais informações sobre a Murtaz Law e fazer uma análise de elegibilidade gratuita, acesse este link.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Governador participa do lançamento da instalação de Curso de Medicina na Ufes em São Mateus

Governador participa do lançamento da instalação de Curso de Medicina na Ufes em São Mateus

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, nesta terça-feira (22), da solenidade de autorização para a instalação do curso de Medicina no campus de São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da