De alternativa a aliada: ozonioterapia se consolida no tratamento de pets – Portal Cães e Gatos

De alternativa a aliada: ozonioterapia se consolida no tratamento de pets – Portal Cães e Gatos

As técnicas de medicina integrativa estão cada vez mais conquistando espaço na Medicina Veterinária e a ozonioterapia é uma das mais populares, graças as suas múltiplas possibilidades de aplicação.

De acordo com médica-veterinária pós-graduada em Acupuntura e Neurologia Veterinária e especializada em Fisioterapia de pequenos animais da Reabilitare Pet, Karina T. Prado, esse método foi reconhecido e regulamentado na veterinária em 2020, através da Resolução nº 1.364 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

“A resolução prevê que a ozonioterapia pode ser utilizada para fins terapêuticos desde que realizada com a autorização do responsável pelo animal e por um médico-veterinário capacitado”, explica.

Além disso, em 2023 foi sancionada e oficializada a Lei nº 14.648/2023, que autoriza a prática da ozonioterapia em todo o território brasileiro por profissionais da área da saúde, incluindo médicos-veterinários.

Dessa forma, Karina esclarece que essa é uma técnica que emprega o gás ozônio misturado ao oxigênio e, pela oxidação, libera radicais livres, estimulando a produção de antioxidantes naturais.

“Basicamente, é uma forma de tratamento, que utiliza o gás ozônio para promover ação anti-inflamatória, imunomoduladora, antimicrobiana e cicatrizante em animais”, pontua.

Quando é indicada?

Segundo a médica-veterinária, nas doses e concentrações corretas o ozônio é indicado de forma segura em diversos tratamentos, auxiliando na recuperação de várias doenças.

“Para exemplificar, a ozonioterapia é recomendada e muito utilizada no cuidado de animais que apresentam enfermidades no aparelho locomotor, neurológicas, dermatológicas e até em doenças sistêmicas crônicas”, afirma.

Prado comenta que o método pode ser empregado como tratamento adjuvante, isolado ou complementar.

“Na minha rotina uso muito a ozonioterapia em conjunto com a acupuntura no processo de reabilitação de cães que apresentam problemas de coluna, articulares e de pele, nos quais os tratamentos convencionais através de fármacos não promoveram melhora significativa”, relata.

óleo ozonizado para cachorro
O óleo ozonizado, por exemplo, é uma ótima ferramenta para o tratamento de feridas (Foto: Reprodução)

Na prática

Diversos são os insumos utilizados para a realização da ozonioterapia. Com isso, conforme a profissional, existem diferentes formas de aplicação da técnica.

“A aplicação do ozônio vai depender muito do quadro e da patologia que o paciente apresenta. Por isso, é fundamental uma avaliação completa do animal”, comenta.

Além disso, dentre as vias de aplicação estão insuflação retal, bagging, cupping, hemoterapia menor, hemoterapia intermediária, aplicação local, entre outras.

Karina também relata que o óleo ozonizado, por exemplo, é bastante utilizado em feridas de difícil cicatrização e nas dermatopatias.

Efeitos no organismo

Não são poucos os motivos para a ozonioterapia ter se popularizado tanto na Medicina Veterinária. A grande variedade de indicações e os resultados promissores são os responsáveis pela procura cada vez maior por essa técnica.

“Quando bem utilizado, o método promove a ação anti-inflamatória e analgésica em quadros de dores agudas e crônicas. Estimula o sistema antioxidante, gerando melhora na oxigenação celular, na microcirculação e na circulação sanguínea geral. Essa ação também proporciona a liberação de mediadores imunológicos e atua como agente antimicrobiano, inativando bactérias, vírus e fungos”, exemplifica.

Karina explica que, com esses efeitos, a ozonioterapia acelera a cicatrização, combate a dor crônica e melhora as funções renal e imunológica dos animais.

No entanto, por mais que possa ser utilizada em diferentes espécies, desde que respeitando a dose e a concentração para cada uma delas, não é indicada para todos os animais, existindo restrições.

“A técnica é contraindicada para pacientes com anemias severas e endocrinopatias descompensadas”, conclui.

FAQ sobre a ozonioterapia na Medicina Veterinária

Para que serve a ozonioterapia para cachorro?

A ozonioterapia pode ser indicada para o tratamento de diversas enfermidades que acometem os cães. Dentre elas, estão as doenças do aparelho locomotor e as dermatopatias.

O que o ozônio faz na inflamação?

O ozônio atua no estímulo do sistema antioxidante e na liberação de mediadores imunológicos, que possuem ação anti-inflamatória.

Todos os animais podem fazer ozonioterapia?

Por mais que a técnica seja indicada para diferentes finalidades, em cães e gatos com anemia severa ou endocrinopatias descompensadas ela não é recomendada.

Cuidados paliativos na Medicina Veterinária podem ajudar a prolongar a vida dos pets

Cuidados paliativos ajudam a proporcionar uma velhice mais confortável para cães idosos

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

PremieRpet reforça investimento no conhecimento e inovação no WSAVA e CBA 2025 – Portal Cães e Gatos

PremieRpet reforça investimento no conhecimento e inovação no WSAVA e CBA 2025 – Portal Cães e Gatos

A capital carioca foi sede das ativações da PremieRpet, que investiu em ciência e inovação para fortalecer sua presença no 50º WSAVA Congress e no 44º Congresso Brasileiro da Anclivepa (CBA), eventos realizados em parceria, que ocorreram entre os dias 25 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ). Médicos-veterinários de todo o país

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *